terça-feira, 22 de julho de 2008

O QUE HÁ ENTRE A CORRUPÇÃO E O CORRUPTO?

É em torno dessa indagação que Roberto Efrem Filho deslinda a sua visão sobre o fenômeno da corrupção.

"A personificação da corrupção opera uma naturalização da imoralidade no corrupto. 'É ele o culpado'. 'Se ele não se vendesse, não se corrompesse, as coisas seriam diferentes'. Mesmo a famosa citação do 'todo político é ladrão' não vai além da pessoa do político/ladrão. O desvio na honestidade, na hombridade é do político, uma característica atribuída ao indivíduo. O sistema no qual 'o poder corrompe' resta, de costume, intocado. Em qualquer possibilidade de ameaça ao sistema, alguma personagem é jogada aos leões, como acontece com o 'vilão da vez' supracitado. Acreditar que sua exposição pode significar um efetivo ganho contra a corrupção é um ingênuo equívoco.”.
Leia a íntegra do artigo em Carta Maior.

5 comentários:

Anônimo disse...

Charles, aproveite a fale pra nós, como petista, o que você acha do Jáder Barbalho como homem público.
Ele é exemplo de homem público para os nossos filhos?
Diga lá.

Anônimo disse...

Prezado Anônimo (21:56),
Há pouco respondi a uma indagação similar a esta. Mas vamos lá!
O político Jader Barbalho não consta de minha lista de políticos que me servem de exemplo ou que me inspiraram a fazer política.
Não almejo, contudo, mudar (por que não é possível) a maneira de ser e de agir de Jader Barbalho, quando mal consigo mudar a mim mesmo.
Mas, gostemos ou não, Jader é uma liderança política das mais influentes da história do Pará.
Por alguma razão, prezado Anônimo, ele sobreviveu ao tempo e às mudanças e manteve-se estimado por uma parcela significativa do povo. Este mesmo povo que alguns arrogantes costumam chamar de ignorante, sobretudo quando não elege os seus candidatos.

Anônimo disse...

Desse jeito, vamos ficar cada vez menores e envergonhados com alguns companheiros como você

Anônimo disse...

Ao contrário, das 07:36h. Defender o Jáder seria uma agressão a nossa história. Mas ignorá-lo seria burrice! Alguns de nós somos atrapalhados, mas burros são poucos...
M Damasceno

Anônimo disse...

Você tem razão companheiro Charles: Jader não deve servir de exemplo pra ninguém mas que é a maior lideran;ca do Estado, isso é... E imaginem que o "tar"de Puty anda sonhando em acabar com ele. "Ah, coitado!" Nem o ACM conseguiu, imagina esse que perto do Jader não passa de um pobre amador que está levando a Governadora pra buraco. DESPERTA,GOVERNADORA!TÃO QUERENDO ACABAR CONTIGO!